+

O Curso de Administração da UEM em fatos e números

Há 50 anos formando cidadãos que assumem a liderança em suas vidas e em organizações públicas e privadas, com atuação holística e sistêmica, colhendo os melhores resultados para a sociedade.

CRIAÇÃO E RECONHECIMENTO

O curso de Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi criado em 15 de Fevereiro de 1971, através da resolução Nº 01/91-COU (Conselho Universitário), obedecendo a legislação e a orientação, na época, das grandes escolas de Administração.

O reconhecimento do curso de Administração se deu através do decreto Nº 78.440, de 20 de Setembro de 1976, publicado no Diário Oficial da União em 21 de Setembro de 1976.

DOCENTES

O quadro de professores do Departamento de Administração que abriga o curso de Administração da UEM conta com 25 docentes efetivos, dos quais 24 Doutores e 1 doutoranda, além de 10 docentes temporários. Desses docentes, 20 são profissionais formados no curso de Administração da UEM que lograram êxito nos processos seletivos e concursos públicos abertos pelo departamento.

PROFISSIONAIS FORMADOS E ÁREA DE ATUAÇÃO

Desde 1974, quando da graduação da primeira turma até 2019, graduaram-se 3.957 bacharéis em Administração, habilitados para gerenciar instituições, tanto privadas como públicas, gerenciar as operações de uma empresa, traçar e definir as estratégias de atuação de uma empresa, desenvolver produtos e serviços para assegurar a competitividade e o crescimento da empresa, planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa e liderar e motivar os funcionários de uma empresa, com atuação nas seguintes áreas de formação:

Administração geral, ambiental, estratégica, esportiva, financeira, hoteleira, hospitalar, de produção, pública, de recursos humanos, do agronegócio e do terceiro setor

Comércio exterior, controladoria, empreendedorismo, qualidade, logística, marketing, peritagem, sistemas de informação

Os profissionais de Administração formados pelo curso da Universidade Estadual de Maringá recebem formação complementar em Economia, Contabilidade, Matemática Financeira, Filosofia, Antropologia, Psicologia Organizacional, Sociologia, Direito,
Estatística, Pesquisa Operacional e Metodologia da pesquisa sendo capacitados a atuar de forma holística e sistêmica.

RANKING

Dentre 3.798 cursos de Administração no Brasil e 189 no estado do Paraná, o curso de Administração da UEM se destaca em diversos aspectos, como professores com dedicação exclusiva para o ensino, a pesquisa e a extensão, avaliação de mercado e qualidade de ensino.

De 1.555 escolas de Administração avaliadas pelo Ranking RUF da Folha de São Paulo em 2019 no Brasil, o curso da UEM está muito bem posicionado na 52ª posição e a 7ª posição no estado do Paraná de um total de 126 cursos de Administração e a 4ª posição dentre 11 cursos de escolas públicas no estado.

Universidade Estadual de Maringá - UEM é a sétima melhor universidade estadual pública do Brasil na avaliação da consultoria britânica Times Higher Education (THE) no  World University Ranking 2019, ficando atrás da Universidade de São Paulo (USP) e das universidades estaduais de Campinas (Unicamp), Paulista (Unesp), Ceará (UECE), Londrina (UEL) e do Rio de Janeiro (UERJ). Ver informações em http://www.noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23095:uem-e-a-setima-estadual-do-brasil-em-ranking-de-consultoria-britanica&catid=986:pgina-central&Itemid=101

REGIME E OPERACIONALIZAÇÃO

O curso de Administração era realizado apenas no período noturno, em regime de créditos desde sua criação em 1971 até 1975, quando passou a ser ofertado no período diurno/matutino, com integralização em 4 anos.

Com o propósito de sempre oferecer a melhor formação acadêmica possível, os docentes juntamente com os discentes desenvolvem estudos, análises comparativas, levantamentos, seminários e contínua reflexão e, em 1992, o curso passou por profunda reformulação em seu projeto pedagógico e, tanto sob o aspecto estrutural incluindo conteúdo, grade curricular, ementas, disciplinas, e outros atributos, como sob o aspecto conjuntural como postura docente, estágio supervisionado, e demais atividades, passou para o regime seriado com 5 anos para a integralização. Este esforço conjunto culminou por fazer do curso de Administração da UEM uma fonte de consulta e referência a nível nacional para cursos similares.

IMPACTO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UEM

O Departamento de Administração da UEM atende a grande demanda por formação graduada em uma vasta região que abrange não apenas o interior do Estado do Paraná (PR), como também parte do interior do Estado de São Paulo (SP) e do Mato Grosso do Sul (MS), além de outras regiões do país.

Nessas regiões, com predominância de economia baseada na agricultura, em organizações voltadas à prestação de serviços e ao pequeno negócio, além do crescente processo de expansão industrial, os estudos desenvolvidos no âmbito do Departamento de Administração da UEM, cumprem importante papel para a sustentação e desenvolvimento econômico e social estadual e nacional.

O Departamento de Administração forma os mais qualificados profissionais para atuarem em organizações de produção e de ensino, atendendo às empresas privadas nos mais variados segmentos econômicos, às diversas áreas do setor público e provendo docentes para ensino, pesquisa e extensão as instituições de Ensino Superior na cidade, no estado e no Brasil, demonstrando a relevância do curso de Administração da UEM.

O Departamento de Administração da UEM realiza há cinco décadas a Semana do Administrador (SEMAD), evento regional para a discussão da profissão, contando com palestras de profissionais reconhecidos, submissão de trabalhos elaborados pelos alunos da graduação e da pós-graduação além de minicursos oferecidos aos interessados nas mais diversas áreas de formação da Administração, promovendo a educação continuada.

A formação continuada de Administradores também acontece no Departamento de Administração da UEM que oferece além da graduação, o Programa de Pós-Graduação em Administração - PPA, em nível de Mestrado e Doutorado, atendendo demanda regional e nacional e conta com a participação de professores altamente capacitados que atuam na formação e com a presença de professores convidados de diversas instituições nacionais e internacionais que enriquecem sobremodo o programa.

IMPACTO GEOGRÁFICO E ECONÔMICO

A Mesorregião do Noroeste Paranaense ou Norte Novíssimo é uma das dez mesorregiões, do estado do Paraná, no Brasil. É formada pela união de 61 municípios agrupados em três microrregiões (IBGE, 2003). Os limites regionais são: Centro Ocidental Paranaense; Norte Central Paranaense; Oeste Paranaense; Leste de Mato Grosso do Sul (MS); Sudoeste de Mato Grosso do Sul e região de Presidente Prudente (SP).

Essa mesorregião recebe egressos do Departamento de Administração da UEM para atuar em diversas Instituições de Ensino, tais como UNESPAR, UFPR, UTFPR, IFPR, UNIOESTE, UNICENTRO, FECEA, UEPG, UEL, UNILA, UENP, dentre outras.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/estimativa 2020), Maringá possui uma população de 430.157, posicionando em 63º lugar dentre os 5.570 municípios brasileiros, e 3º no estado do Paraná. A cidade de Maringá tem IDH de 0,808 (PNUD/2010), ocupando a 23ª posição no Brasil e a 2ª no estado.

A Região Metropolitana de Maringá - RMM, instituída pela Lei Complementar Estadual 83/1998, conta com 829.971 habitantes (IBGE/2020), e PIB de R$ 29,383 bilhões, dos quais Maringá é responsável por 63,07%, compreende os municípios de Ângulo, Astorga, Atalaia, Bom Sucesso, Cambira, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Jandaia do Sul, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Mello, Nova Esperança, Paiçandu, Presidente Castelo Branco, Ourizona, Santa Fé, São Jorge do Ivaí e Sarandi totalizando 26 municípios, com área territorial de 5.978.592 km². A RMM exerce influência sobre outros municípios e pode expandir para 34 cidades, com a inclusão de Barbosa Ferraz, Colorado, Engenheiro Beltrão, Fênix, Marumbi, Paranacity, Quinta do Sol e Santo Inácio.

INFORMAÇÕES

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração (DAD)

Campus Universitário • Avenida Colombo, 5790 - Maringá - PR, Bloco C 23

Telefone:(44) 3011-4906, e-mail: sec-dad@uem.br